Tendências para o trabalho em 2030: e a saúde mental?
- mktramoconsultoria
- há 18 minutos
- 1 min de leitura
Estudo recente capitaneado pelo Fórum Econômico Mundial apresentou as tendências para o mundo do trabalho em 2030, destacando que a inteligência artificial deve aumentar a produtividade e os lucros das empresas, mas não necessariamente trazer benefícios diretos aos trabalhadores, como salários mais altos.
O relatório projeta um mundo do trabalho em que a velocidade do avanço da IA nem sempre caminhará junto com a requalificação da força de trabalho. Em todos os cenários estudados a polarização salarial aumenta. As possibilidades, que variam de acordo com a capacidade de organização e investimento de empresas e governo vão desde um progresso acelerado com trabalhadores preparados, passando por um cenário de forte desemprego e instabilidade social.
Por fim, o documento recomenda que as empresas se preparem alinhando tecnologia e gestão de pessoas, investindo na colaboração entre humanos e IA para antecipar necessidades de talentos, fortalecendo a cultura organizacional e a confiança em tecnologias emergentes.
Embora seja muito interessante avaliar o estudo e observar que muitas das suas projeções devem acontecer no mundo real, me parece que foi desprezada a necessidade do cuidado com o ser humano e com as questões emocionais que já surgem como desafio para as empresas. Com o impacto da IA em questões como remuneração e empregabilidade, como fica a questão da saúde mental dos trabalhadores?




Comentários